SEJA BEM-VINDO AO MEU BLOG

SEJA BEM-VINDO AO MEU BLOG

"Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará."


Salmo 37:4-5.





quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Estudo da FGV revela dados sobre as religiões


Veja abaixo esta reportagem do portal G1 sobre o recente estudo sobre religiões feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV):

23/08/2011 16h48 - Atualizado em 23/08/2011 16h48

Número de católicos volta a cair no Brasil; crescem evangélicos e ateus
Catolicismo é a religião de 68,4% da população, contra 73,8% em 2003; Assembleia de Deus já é a segunda maior igreja do país.

BBC

A Igreja Católica voltou a perder adeptos no Brasil, enquanto cresceu a quantidade de evangélicos e de pessoas que se declaram sem religião, aponta estudo publicado nesta terça-feira pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas.
Segundo o Novo Mapa das Religiões, coordenado pelo pesquisador Marcelo Néri, os católicos passaram de 73,8% da população em 2003 para 68,4% em 2009 - uma queda de 5,4 pontos percentuais.
Ao mesmo tempo, os evangélicos passaram a representar 20,2% da população, contra 17,9% em 2003. O grupo dos 'sem religião' (ateus e agnósticos), que era de 5,1% em 2003, subiu para 6,7% em 2009.
O levantamento foi feito a partir de dados de mais de 200 mil entrevistas da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), do IBGE.
A queda na participação dos católicos na população vem sendo lenta, porém constante, desde o início do século passado, mas havia se mantido estável na medição anterior da FGV, entre 2000 e 2003.
'Chegamos em 2009 ao menor nível de adeptos ao catolicismo na nossa história estatisticamente documentada', diz o estudo. 'Observamos a queda na proporção de católicos em todas as faixas etárias. Essa mudança foi menor para os grupos com idade mais avançada e maior entre os jovens.'
Tal redução abriu espaço tanto para ateus e agnósticos como para outras crenças.
'A (igreja evangélica) Assembleia de Deus já é a segunda maior igreja do Brasil (em número de adeptos), com grande importância nas classes D e E', explicou Marcelo Néri à BBC Brasil. 'E a crença espírita já é a segunda maior na classe AB.'
No caso dos evangélicos, o crescimento relativo de adeptos se dá em todas as faixas etárias, embora de maneira mais pronunciada entre os jovens.
Na emergente classe C, os evangélicos representam 21,5% da população - mais do que a média nacional (20,2%).

Religião e renda

O catolicismo é a religião mais presente nos níveis extremos do espectro de renda (72,7% na classe E e 69% na AB), enquanto as crenças evangélicas pentecostais se popularizam nos níveis intermediários inferiores da distribuição de renda (representa 15,3% na classe D). Os evangélicos tradicionais estão concentrados na faixa AB (8,35%) e C (8,7%).
No que diz respeito à divisão geográfica, a maior concentração de católicos é nos Estados do Nordeste brasileiro - no Piauí, 87,9% da população é católica, contra 68,4% da média nacional.
'Os dados demonstram claramente que a velha pobreza brasileira (como áreas rurais do Nordeste, mais assistidas por programas sociais) continua católica, enquanto a nova pobreza (como a periferia dessasistida das grandes cidades) estaria migrando para as novas igrejas pentecostais e para os segmentos sem religião', diz o estudo da FGV.
Ao mesmo tempo, porém, a renda familiar per capita dos evangélicos é 6,9% inferior à dos católicos - justamente pelo fato de o catolicismo ainda ter presença relevante na elite econômica brasileira.
Com relação aos gêneros, as mulheres brasileiras, ao mesmo tempo em que são mais religiosas do que os homens, hoje são menos católicas: entre os que possuem religião, 75,3% dos homens são católicos; entre as mulheres, esse índice cai para 71,3%.
'Enquanto os homens abandonaram as crenças, as mulheres trocaram de crença, preservando mais do que eles a religiosidade', diz a pesquisa.

Fonte: Portal G1
Para ver a informação no site do G1 clique aqui.

Veja a informação em outros sites:

Fundação Getúlio Vargas divulga novo mapa das religiões no Brasil (Jornal Nacional - TV Globo - 23/08)

Mais 2 mil católicos se tornam evangélicos todos os meses no Mato Grosso do Sul (Gospel Prime)

Estudo mostra os estados com maior número de evangélicos pentecostais (Gospel Prime)

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Reportagem: O novo retrato da fé no Brasil


Nesta semana, a revista Isto É (Editora Três / ano 35 / n° 2180 / 24 de agosto de 2011) publicou uma reportagem de capa intitulada O novo retrato da fé no Brasil. A matéria fala sobre pesquisas que apontam mudanças na religiosidade dos brasileiros, como por exemplo, o crescimento do número de evangélicos que não frequentam nenhuma igreja e o aumento de adeptos do islamismo. Clique abaixo para ler a reportagem no site da Isto É:

O novo retrato da fé no Brasil

Veja também:
Aumentou o número de evangélicos sem ligação com igreja, diz IBGE
Quantidade de adeptos das religiões no mundo
Pesquisa revela o que pensam os líderes evangélicos

sábado, 20 de agosto de 2011

Qual é a origem do Santo Sudário?


Veja abaixo uma informação que foi publicada na revista História Viva deste mês de agosto:

Santo Sudário é obra de Giotto, diz restaurador

Um dos objetos mais venerados - e controversos - do cristianismo, o Santo Sudário teria sido obra de um dos principais pintores italianos pré-renascentistas, Giotto di Bondone. Essa é a base do estudo de um artista e restaurador italiano, Luciano Buso, que diz ter encontrado sinais característicos da obra de Giotto no sudário conservado em Turim. O pano de linho, que os cristãos acreditam ter envolvido o corpo de Jesus morto, foi analisado pelo restaurador, que identificou a presença da assinatura de Giotto, feita com uma técnica de escrita oculta usada pelos pintores na época. Além disso, Buso - que é cristão - diz ter encontrado o número 15 em várias partes do pano, datação usada geralmente por Giotto, indicando que a pintura seria de 1315. O mito do Sudário surgiu no século XIX, quando um fotógrafo, ao ver a imagem do negativo das fotos que fez do tecido, identificou a silhueta de Jesus. Mas testes de carbono-14 feitos em 1989 indicaram que o manto foi produzido entre 1260 e 1390.

Por Graziella Beting, jornalista, tradutora e doutoranda em história da imprensa pela Universidade de Paris II.

Revista História Viva, Duetto Editorial, ano VIII, n° 94, agosto de 2011, pgs. 14 e 12.

Veja também:
Islamismo e evolução
O ensino religioso no Brasil
Religiosidade traz benefícios à saúde

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Aumentou o número de evangélicos sem ligação com igreja, diz IBGE


Uma reportagem publicada na Folha de São Paulo desta segunda-feira, 15, mostra que o número de evangélicos que não mantêm vínculo com nenhuma denominação cresceu significativamente nos últimos anos. Os dados foram baseados em uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre “Orçamentos Familiares”. Ele mostra que em 2003 era apenas 4% dos evangélicos que não mantinham ligação com uma igreja e que em 2009 esse número já era de 14%, um salto de 4 milhões de pessoas.
Esse número representa pessoas que continuam se assumindo como evangélicas, mas não frequentam nenhuma denominação, algo parecido com os católicos não praticantes. Também entram nessa amostragem as pessoas que frequentam 2 e até mesmo 3 igrejas, sem criar vínculo com nenhuma. A pesquisa também revelou a queda de fiéis entre católicos e protestantes históricos e também o crescimento das pessoas que se declaram sem religião e entre os neopentecostais. Os sem religião representavam 5,1% da população e hoje já são 6,7%. Embora a categoria seja em geral identificada com ateus e agnósticos, pode incluir quem migra de uma fé para outra ou criou seu próprio “blend” de crenças –o que reforça a tese da desinstitucionalização.

Fonte: Gospel Prime
Para ler a informação no site do Gospel Prime clique aqui

Veja abaixo a mesma informação em outros links e sites:

Pesquisa do IBGE aponta queda entre fiéis da Igreja Universal (Gospel Prime)

Crise na Igreja Universal? Denominação do Bispo Edir Macedo tem queda de 24% de fiéis (Gospel Mais)

Crer sem Pertencer: Multi-Evangélicos Crescem no Brasil (The Christian Post)

sábado, 13 de agosto de 2011

Reportagem: Os andarilhos de Deus


Neste mês, a revista História Viva (Duetto Editorial / ano VIII / n° 94 / agosto de 2011) publicou uma reportagem de capa intitulada Os andarilhos de Deus (foto). A matéria fala sobre as origens dos santuários cristãos, o caminho de Santiago, quem eram e como viajavam os peregrinos medievais que partiam rumo a Jerusalém, Roma e Santiago de Compostela e quais os locais de peregrinação nos dias atuais.
(Informações: Capa, pgs 26 e 27).

Veja também:
Reportagem: Os anos ocultos de Jesus
Reportagem: Deus, uma biografia
Reportagens sobre assuntos sagrados

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Reportagem: A vida e as mensagens de Chico Xavier


O programa Conexão Repórter do SBT desta quarta-feira mostrou uma reportagem sobre o médium Chico Xavier. A matéria mostrou também as acusações contra o filho do médium e a opinião de peritos sobre aparições de pessoas falecidas em fotografias. Veja também uma antiga reportagem de capa da revista Superinteressante (Editora Abril / edição 277 / abril de 2010) intitulada Uma investigação Chico Xavier, que fala sobre o médium e suas mensagens psicografadas. Nós, evangélicos, não somos a favor da prática do espiritismo. Clique abaixo para assistir e ler as reportagens nos sites do SBT e da revista Superinteressante:

Chico Xavier - O Mensageiro Parte 1 - 10/08/11 (Conexão Repórter)

Chico Xavier - O Mensageiro Parte 2 - 10/08/11 (Conexão Repórter)

Chico Xavier - O Mensageiro Parte 3 - 10/08/11 (Conexão Repórter)

Chico Xavier - O Mensageiro Parte 4 - 10/08/11 (Conexão Repórter)

Uma investigação Chico Xavier (Revista Superinteressante)


Veja também:
Reportagens: Chico Xavier, intolerância, fim da religião e bancada evangélica

Reportagem: Chico Xavier
Relembrando 2010: Todas as reportagens do ano em uma só postagem

domingo, 7 de agosto de 2011

1° Seminário de EBD de Pirassununga - SP


Foi realizado de 5 a 7 de agosto, o 1° Seminário de Escola Bíblica Dominical pela Assembléia de Deus, Ministério do Belém, da cidade de Pirassununga-SP, dirigida pelo pastor Fábio Antonio de Andrade. A abertura do evento no dia 5 ocorreu no templo sede da igreja, e nos demais dias o evento foi realizado no salão de convenções da Universidade de São Paulo - Campus de Pirassununga. O evento teve como palestrantes os pastores Elinaldo Renovato (foto), Ciro Sanches Zibordi, Luiz Schimmer, e as professoras Rute e Luciléia Godoy. É de grande importância e necessidade o ensino bíblico na igreja, pois através dele os crentes adquirem estrutura espiritual e os obreiros são preparados para fazerem a obra do Senhor.

Veja também:
18° Conferência de Escola Dominical
Seminário para Reflexão Teológica
8° EBA - Escola Bíblica de Americana

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Reportagem: Aborto, mesquitas e túmulo de São Filipe


Veja algumas reportagens que foram publicadas nesta semana na revista Isto É (Editora Três / edição 2177 / ano 35 / 3 de agosto de 2011):

- A vida depois do aborto
Nas próximas semanas, o STF deve decidir sobre a interrupção da gravidez de fetos sem cérebro. Isto É mostra como vivem as mulheres que abortaram legalmente em 2004, quando o procedimento foi permitido por alguns meses. (pgs. 62 e 63).

- Mesquitas modernas
Assinados por grandes escritórios de arquitetura, novos templos apresentam versões ousadas para o maior símbolo islâmico (pg. 90).

- O túmulo de São Filipe
Equipe de arqueólogo italiano encontra, na Turquia, tumba de apóstolo de Jesus. (pg. 91).

Clique abaixo para ler estas reportagens no site da revista Isto É:

A vida depois do aborto

Mesquitas modernas

O túmulo de São Filipe

Veja também:
Reportagem: O aborto e a política
Islamismo e evolução
Reportagem: Premonição, torre de babel e o novo livro do papa

Reportagem: O exorcismo


Neste mês, a revista Mundo Estranho (Editora Abril / edição 114 / agosto de 2011) publicou uma reportagem de capa intitulada Exorcismo. A matéria fala de como a ciência e as religiões explicam a possessão demoníaca. A reportagem também mostra alguns casos reais de exorcismo e o ritual católico para expulsar espíritos do mal.

Veja também:
Reportagem: Caso Glauco, Santo Daime e exorcismo
Reportagem: Pastor Marcos Pereira
Religiosidade traz benefícios a saúde

Reportagem: As estrelas da Cabala


Nesta semana, a revista Isto É (Editora Três / n° 2177 / ano 35 / 3 de agosto de 2011) publicou uma reportagem de capa intitulada As estrelas da Cabala. A matéria fala sobre celebridades brasileiras, que a exemplo de astros internacionais, estão abraçando a filosofia judaica que prega o controle da vaidade e a preocupação com o próximo. Clique abaixo para ler a matéria no site da revista Isto É:

As estrelas da Cabala
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...