SEJA BEM-VINDO AO MEU BLOG

SEJA BEM-VINDO AO MEU BLOG

"Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará."


Salmo 37:4-5.





quinta-feira, 21 de julho de 2011

São Firmino e a corrida de touros em Pamplona


Todos os anos, no mês de julho, é realizado em Pamplona na Espanha a corrida de touros na Festa de São Firmino. Veja abaixo como funciona a corrida. As informações são da revista Superinteressante:


Começou como brincadeira na festa de São Firmino em 1881. E virou tradição da cidade espanhola de Pamplona. Todo julho, são 8 corridas. Cada uma em um dia, mas todas duram só 3 minutos.

1 PREPARAÇÃO Na véspera de cada uma das 8 corridas, 6 touros fortes são conduzidos para o curral da largada. Junto com eles vão 6 novilhos treinados, que têm a função de guiar o grupo no trajeto.

2 LARGADA Às 7h55, os participantes começam uma série de 3 orações a São Firmino. Às 8h, um rojão é lançado e as portas do curral se abrem. Assustados, novilhos e touros começam a correr.

3 ROUPA Branca para lembrar os primeiros a correr com touros: eram açougueiros. O laço vermelho é homenagem a São Firmino, que foi degolado.

4 ESPECTADORES Assistem a tudo de prédios. Os ingressos mais baratos custam 50 euros (com café da manhã incluso) e são para os terraços, longe dos touros. Nas janelas de andares baixos, o preço pode dobrar. A corrida também é transmitida ao vivo por redes de TV.

5 CORREDORES Até 3,5 mil voluntários aparecem para correr com os animais. Para mostrar coragem, alguns tentam se manter em frente aos touros e tocar os chifres. Pastores cutucam os animais com varas de 1,5 m de comprimento para mantê-los no caminho.

6 DESFECHO A corrida acaba na Plaza de Toros. Os touros ficam em um curral lá dentro até as 18h30, quando viram estrelas de uma tourada. Enfrentam 3 toureiros e são mortos na arena. Os novilhos são poupados para guiar mais 6 touros no dia seguinte.

DATA De 7 a 14 de julho.
VELOCIDADE DOS TOUROS 25 km/h
MORTES DE PARTICIPANTES 15 desde 1881 (a última em 2009).
FERIDOS POR ANO Entre 200 e 300.
EXTENSÃO DO TRAJETO 848 metros (largada e chegada).

(Revista Superinteressante / Editora Abril / edição 293 / julho de 2011
Como funciona infográfico: Ricardo Torres, Larissa Santana, Renata Steffen e Aluísio Cervelle, pg. 44)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...