SEJA BEM-VINDO AO MEU BLOG

SEJA BEM-VINDO AO MEU BLOG

"Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará."


Salmo 37:4-5.





terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Religiosidade traz benefícios à saúde


Veja algumas partes da reportagem que saiu no jornal Folha de S.Paulo no dia 29 de abril de 2010, que fala sobre os benefícios que a religiosidade pode trazer à saúde. O título da reportagem é Religiosidade protege coração, diz estudo.

Fernanda Bassette, da reportagem local
"Dois estudos internacionais indicam que a religiosidade pode proteger da morte por problemas cardíacos e de doenças como hipertensão. Por 30 anos, médicos norte-americanos acompanharam a saúde cardiovascular de 6.500 adultos que não apresentavam fatores de risco (obesidade, tabagismo etc.). Constataram menor número de mortes por doenças do coração entre os que seguiam alguma religião. Outro estudo americano, realizado pela Universidade de Duke com 3.963 pessoas, concluiu que a leitura de textos religiosos, a prática de oração ou a participação em cultos reduziu em 40% o risco de a pessoa desenvolver hipertensão. Existem algumas teorias para explicar por que as pessoas religiosas têm menos doença cardiovascular. De acordo com o cardiologista Álvaro Avezum, que é diretor da divisão de pesquisa do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia de São Paulo, a principal delas é o controle do estresse.
"O estresse aumenta os níveis de cortisol no sangue. Isso eleva a pressão arterial e pode provocar taquicardia -fatores de risco para problemas cardiovasculares. As pessoas espiritualizadas têm maior convivência social e enfrentam os problemas da vida de maneira mais fácil, gerenciam melhor o estresse", diz. O geriatra Giancarlo Lucchetti, do Departamento de Neurologia da Unifesp, fez um levantamento com 110 pacientes idosos que estavam em reabilitação na Santa Casa de São Paulo. Aqueles que eram mais religiosos tiveram uma melhora mais rápida no tratamento e relataram ter mais qualidade de vida, segundo o médico. Ele alerta, porém, para o fato de que a religião pode atrapalhar o paciente, dependendo da abordagem: "Muitas pessoas acham que um problema de saúde acontece porque estão sendo punidas, porque Deus as abandonou. Isso provoca desfechos piores no tratamento e maior índice de depressão".
Religiosidade, sozinha, não faz milagre, como lembra o cardiologista Marcos Knobel,
do hospital Albert Einstein: "Quem só se dedica à religião e esquece de outros fatores não estará mais protegida do que alguém que cuida da saúde, mas não é tão religioso".
Colaborou Gabriela Cupani, da Reportagem Local.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...