SEJA BEM-VINDO AO MEU BLOG

SEJA BEM-VINDO AO MEU BLOG

"Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará."


Salmo 37:4-5.





domingo, 25 de abril de 2010

As características do líder cristão


Ser um líder cristão dentro da obra do Senhor é um privilégio concedido por Deus. Esta função não deve ser considerada por quem possui apenas como status ou como superioridade em relação aos outros, mas como uma benção que o Senhor nos confiou para usarmos em benefício de sua igreja. Seja qual for o tipo de liderança na obra de Deus, o líder deve ter algumas das seguintes características:

- MODO DE VIDA EXEMPLAR Em primeiro lugar, tem destaque o modo de vida do líder. O seu viver deve ser caracterizado por um caráter exemplar, irrepreensível, onde o seu comportamento venha servir de modelo para outros, na qual até os que não são cristãos venham notar a sua fidelidade a Deus (1 Tm 4:12). No seu cotidiano, o líder deve viver em santificação, dedicar-se em oração, meditar na Palavra de Deus, aproximando-se cada vez mais do Senhor (Cl 3:1-2). O importante é que a fidelidade do líder a Deus não venha ficar só em palavras, mas venham ser demonstradas em atos.

- SER HUMILDE A humildade do líder primeiro tem que ser com Deus (Tg 4:10), e depois com os seus semelhantes (Fp 2:3). Somente os humildes conseguem se humilhar na presença do Senhor e reconhecem que precisam do seu próximo. A Bíblia diz que o Senhor concede a Sua graça aos humildes, mas aos soberbos Ele resiste (1 Pe 5:5-7). O líder deve reconhecer em si se ele é ou não capaz de fazer algum ato na obra do Senhor, pois muitos considerando capazes sem serem, acabaram assumindo responsabilidades e trouxeram problemas em suas realizações. Se não estiver preparado para algo, o servo de Deus deve ser humilde para reconhecer isso e, se possível, se capacitar para fazer o melhor para Deus (2 Tm 2:15, leia Obreiro aprovado).

- SER RESPONSÁVEL, ou seja, cumprir da melhor maneira o que o Senhor confiou em suas mãos, não deixando a preguiça e o relaxo dominarem o seu ministério (Jr 48:10 ARA), mas sim ter zelo em sua liderança, consciente de que um dia ao Senhor terá que prestar contas (Ap 22:12).

- TER NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO Todo líder de alguma forma é um administrador. O líder deve manter organizado o seu departamento, cumprindo e deixando em ordem as suas responsabilidades. Uma atitude errada, por mínima que seja, pode trazer graves prejuízos para o departamento e, além disso, ainda pode danificar a imagem do líder.

- ZELAR PELA DOUTRINA Esta responsabilidade deve ser cumprida não só pela liderança, mas sim por todos os cristãos. Como devemos cuidar da doutrina (1 Tm 4:16)? Não permitindo que heresias façam morada dentro de nossas igrejas. Infelizmente, devido o desprezo ao ensino e ao estudo da Palavra de Deus, muitos cristãos tem divulgado, principalmente através de pregações, modismos contrários à sã doutrina. E devido alguns dentre nós serem imaturos tanto ministerialmente como espiritualmente (é triste saber que existe até líderes imaturos), eles acabam aceitando as mentiras como se fossem verdades. Na realidade deveriam fazer como os crentes de Beréia (At 17:11), mas o que tem acontecido é o contrário, pois muitos tem sido levado por todo vento de doutrina (Ef 4:11-16), não tendo estrutura firme em sua caminhada cristã. Portanto, o líder deve ter uma posição firme, aceitando o certo e descartando o que é errado. Não devemos aceitar em nosso meio modismos como a confissão positiva, a teologia da prosperidade, a maldição hereditária, a autoajuda evangélica e tantas outras heresias que corrompem o verdadeiro evangelho. Devemos rejeitar todo tipo de ecumenismo, sincretismo, superstição, filosofias antibíblicas e tantas coisas mais que colocam em risco a ortodoxia doutrinária. O líder cristão deve fazer da Bíblia o seu manual ministerial, não desviando dos princípios que ela contém. (leia o estudo Zelando pela ortodoxia bíblica, na parte lateral deste blog.)

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Os problemas no ministério de um pregador 2


Existe um vídeo na internet que nos mostra o perigo de quem se torna um pregador sem estar preparado. Neste vídeo, o pregador comete graves erros de pronúncia das palavras. Que este vídeo venha nos servir para meditar, antes de ministrarmos a Palavra de Deus em um culto. O título do vídeo é Pregando a Briba. Clique abaixo para ver o vídeo.

http://www.youtube.com/watch?v=tumyERfVxDA

domingo, 11 de abril de 2010

Discipulado e Batismo 1


Foi realizado no primeiro sábado do mês de abril, dia 3, o primeiro batismo em águas do ano de 2010 na AD de Limeira-SP. Durante dois meses foram ministradas várias aulas em nossa igreja ensinando os candidatos ao batismo sobre o que é arrependimento, conversão, salvação, etc. Após a celebração do batismo, os que se batizaram participaram da Santa Ceia do Senhor. O batismo em águas é uma ordenança bíblica, na qual todos os que aceitaram a Jesus como o Senhor de suas vidas devem passar pelas águas batismais. A Bíblia diz claramente em Marcos 16:16: "Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado".

Veja também:
Discipulado e Batismo 2
Discipulado e Batismo 3
Discipulado e Batismo 4

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Evangélicos supersticiosos?


Antes de dizer o que é um evangélico supersticioso, eu gostaria de esclarecer o que é superstição. Segundo o dicionário Mini Aurélio Escolar Século XXI superstição é um:

"1. Sentimento religioso baseado no temor ou na ignorância, e que induz a admitir falsos deveres, recear coisas fantásticas, etc. 2. Crença em presságios tirados de fatos apenas fortuitos. 3. Apego exagerado e/ou infundado a algo." (Mini Aurélio Escolar Século XXI, Editora Nova Fronteira, pg. 654).

Veja também o que é superstição segundo o Dicionário Teológico:

"Crença irracional, tendo como base temores e reverências às forças da natureza. É o primeiro passo no caminho da idolatria." (Dicionário Teológico, autor: Pr. Claudionor de Andrade, CPAD, pg. 336).

Um evangélico supersticioso é aquele que baseia a sua fé em coisas sem sentido, sem fundamento bíblico, acreditando em suas próprias conclusões. As atitudes dos supersticiosos são praticadas principalmente por pessoas que não leem e nem estudam a Palavra de Deus. Podem ser praticadas por pessoas que tem um bom tempo de igreja e novos convertidos. Uma das crenças supersticiosas que eu gostaria de destacar nesta postagem é sobre "os gravetos que pegam fogo" quando alguns vão orar no monte à noite. Para revelar o que há por trás desta crença recomendo abaixo dois links do Blog do Ciro, um dos blogs mais acessados no meio evangélico, e um link indicado por Milton Seifert, que é engenheiro agrônomo.

Gravetos que pegam fogo: fim do mistério (1)

Gravetos que pegam fogo: fim do mistério (2)

Único fungo bioluminescente da Amazônia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...