SEJA BEM-VINDO AO MEU BLOG

SEJA BEM-VINDO AO MEU BLOG

"Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará."


Salmo 37:4-5.





terça-feira, 30 de março de 2010

Princípios da vida cristã


Todo cristão deve manter em sua devoção espiritual no mínimo três princípios básicos que abrange várias áreas. Estes princípios não devem ser praticados de forma isolada, ou seja, deve-se praticar os três. E também é necessário seguir a ordem da prática, pois se sair fora da ordem, considera-se tal princípio praticado como nulo. Vejamos os princípios em sua ordem.

1° SANTIFICAÇÃO O Senhor deseja que sejamos santos (1Ts 4:3, 1 Pe 1:16). Mas o que é ser santo? É afastar-se do pecado e do mundo, é viver no dia-a-dia em sintonia com Deus (Cl 3:1-3). Todo aquele que se santifica chama a atenção de Deus para si (Gn 6:5-9, Jó 1:1 e 8) e a Sua presença permanece em sua vida (Hb 12:14). Com a prática da santificação, a pessoa passa a ter um bom testemunho, não se envolvendo em coisas erradas deste mundo que só trazem problemas graves em nossas vidas. Através de uma vida consagrada, nós garantimos no presente uma vida de paz e no futuro a certeza da vida eterna pela esperança na volta de nosso Senhor Jesus (Rm 8:5,6,13, Gl 6:7-8, 1Ts 5:23).

2° ORAÇÃO Veja que a oração vem depois da santificação, pois não é possível viver em oração sem o abandono do pecado, porque quando há pecado, a oração fica impedida de ser respondida (Is 59:1-2, 1Pe 3:12). Interessante destacar que a pessoa deve ter uma vida de oração, e não alguns momentos. Sua oração deve ser constante, perseverante (Lc 18:1-8, Cl 4:2). Deve haver durante a oração humilhação e adoração diante de Deus (2Cr 7:14, Sl 95:6, 105:4), intercessão pelas pessoas que sofrem, pelas autoridades, etc (1Tm 2:1-2, Tg 5:16), e a petição pelas coisas que desejamos (Mt 7:7). (Note que as nossas orações devem seguir esta ordem: adoração, intercessão e petição). Infelizmente muitos cristãos deixam de receber grandes bençãos em suas vidas porque não vivem uma vida de oração. Portanto, devemos fazer da oração em nossas vidas um elo que serve para aproximarmos cada vez mais de Deus.

3° CONHECIMENTO Não adianta uma pessoa conhecer bem a Bíblia, sem se santificar e viver em oração. Uma pessoa que age assim, se tornará uma pessoa intelectual, mas vazia de Deus. Embora o conhecimento da Palavra seja necessário, ele fica em terceiro lugar como um princípio da vida cristã (leia Salvação e Doutrina). A Palavra de Deus deve ser amada (Sl 119:97) e guardada no coração (Sl 119:11), porque ela ilumina os nossos passos (Sl 119:105). Quem não tem o conhecimento da Palavra de Deus pode sofrer (Os 4:6), porque ele é útil e só traz benefícios para nós (2Tm 3:16-17). É necessário que todo obreiro venha conhecer profundamente a Bíblia Sagrada, pois ela é a sua principal ferramenta de trabalho na obra de Deus (2Tm 2:15, leia Obreiro Aprovado). Todo cristão deve ler, meditar (Sl 1:1-2) e usar a Palavra de Deus como bússola para nos mostrar o caminho a seguir.

Façamos destes três princípios o nosso modo de viver, e deixemos o Espírito Santo fluir a cada dia em nossas vidas.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Os problemas no ministério de um pregador 1


Neste mês de abril, estarei de volta no curso de teologia do IBADEP na AD de Santa Gertrudes-SP lecionando a próxima matéria: Homilética e Hermenêutica, dois assuntos de grande importância para obreiros que exercem o ministério da pregação da Palavra de Deus. Nos dias atuais, dentro de nossas igrejas tem sido rara a presença de hinos cristocêntricos e da pregação expositiva das Escrituras, e em seu lugar, devido o desprezo ao estudo da Bíblia, tem surgido a "autoajuda evangélica", ou seja, canções e preleções repletas de mensagens motivacionais, que mais valorizam o ser humano do que o Senhor Jesus. Devemos entender que a mensagem do evangelho e a mensagem da autoajuda são totalmente diferentes, pois, embora a mensagem do evangelho também nos motiva em certos pontos, ela fala acerca de renúncia, abandono do pecado, santificação, consagração, etc, algo que a autoajuda não explora, porque o centro de sua mensagem consiste em apenas motivar o ouvinte falando acerca de vitórias e conquistas, e o principal assunto da mensagem do evangelho é a salvação do homem, algo que não encaixa na mensagem da autoajuda. E devido muitos dentro de nossas igrejas não valorizarem o estudo bíblico, infelizmente a autoajuda tem crescido em nosso meio, pois ela deveria permanecer somente no meio secular através de escritores e palestrantes e não entre nós sufocando a mensagem do evangelho. Além da autoajuda, existe em nosso meio o problema dos erros de interpretação, onde obreiros tentam estabelecer doutrinas através de versículos bíblicos isolados, fora de contexto, sem entenderem que o tal versículo seja um provérbio, ou fazendo parte de uma parábola ou estando no contexto cultural da época em que foi escrito deve ser interpretado como ele verdadeiramente é e não segundo o querer do leitor. Da mesma maneira, o pregador também deve aprender a ter porte e postura diante de seus espectadores durante a preleção. Portanto, o pregador deve zelar pelo seu ministério, procurando levar ao povo a verdadeira mensagem do evangelho, consciente de que tudo o que Deus lhe confiou certamente pedirá conta (Ap 22:12).

sábado, 20 de março de 2010

Reportagem: Caso Glauco, Santo Daime e Exorcismo


Nesta semana, as três principais revistas seculares de nosso país estão dando destaque para três assuntos: o caso Glauco, a seita Santo Daime e o exorcismo. A revista Veja (Editora Abril, Edição 2157, 24/03/10) com a reportagem de capa intitulada O Psicótico e o Daime (foto) e a revista Época (Editora Globo, Edição 618, 20/03/10) com a reportagem de capa intitulada O daime provocou o crime? estão falando acerca do assassinato do cartunista Glauco Vilas Boas, de 53 anos, e seu filho Raoni, de 25 anos, que ocorreu na madrugada do último dia 12, praticado por "Cadu", um rapaz que frequentou a seita fundada pelo próprio Glauco em Osasco-SP. As revistas falam também acerca da seita, o Santo Daime, e seus rituais onde os frequentadores consomem uma bebida alucinógena. A reportagem de capa da revista Isto É (Editora Três, edição 2106, 24/03/10) intitulada O avanço do exorcismo fala sobre o reconhecimento do Vaticano da existência do diabo em suas fileiras e sua preparação para enfrentá-lo. Veja abaixo alguns links das reportagens:

Site da Revista Época: O doido, o daime e o crime (trecho)

Site da Revista Isto É: A igreja enfrenta seus demônios - Parte 1

Site da Revista Isto É: A igreja enfrenta seus demônios - Parte 2

sábado, 13 de março de 2010

CPAD 70 anos


Hoje é aniversário da maior editora evangélica do Brasil e da América Latina: a Casa Publicadora das Assembléias de Deus (CPAD). São 70 anos anunciando o evangelho do Senhor Jesus através de livros, bíblias, periódicos e revistas de Escola Dominical. Parabéns CPAD por você todos estes anos ter sido um auxílio no ministério de muitos obreiros do Senhor de nosso país.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Zelando pela Ortodoxia Bíblica 5


Nesta quinta parte, estaremos estudando sobre a terceira pessoa da Trindade: O Espírito Santo.

O ESPÍRITO SANTO

Em Teologia, o estudo acerca do Espírito Santo recebe o nome de Pneumatologia. Mas quem é o Espírito Santo? Alguns pensam que Ele é apenas um poder, mas na realidade Ele é uma das três pessoas da Santíssima Trindade, e encontramos na Palavra de Deus as características de sua personalidade: O Espírito Santo ensina (Jo 14:26), intercede (Rm 8:26), tem intenção (Rm 8:27) e sente tristeza (Ef 4:30). A Bíblia diz claramente que o Espírito Santo é Deus (At 5:3-4). Vemos a Sua divindade quando a Bíblia relata que Ele é onipresente (Sl 139:7-12) e eterno (Hb 9:14). O Espírito Santo esteve presente na criação do mundo (Gn 1:1-2) e participou da criação do homem (Gn 1:26-27), e hoje todo aquele que ouve a mensagem do evangelho, e abre o seu coração, recebe o Espírito Santo em sua vida (Ef 1:13, Rm 10:13). E quando o Espírito Santo começa a fazer parte da vida da pessoa, Ele faz uma transformação tão grande em seu interior, que ela passa a viver em novidade de vida, ou seja, a pessoa vivia na prática do pecado, agora ela vive para agradar a Deus (2 Co 5:17). O Espírito Santo em nossas vidas leva-nos a uma comunhão mais profunda com Deus, portanto, busquemos ao Senhor e a Sua face continuamente, para que o Espírito Santo possa fazer morada em nossas vidas (Sl 105:4).

segunda-feira, 1 de março de 2010

Reportagem: Chico Xavier


Nesta semana, as principais revistas de nosso país deram destaque entre as suas reportagens sobre o novo filme que será lançado no próximo mês: Chico Xavier, o filme. A revista Época (Editora Globo, 27/02/2010 - Edição nº 615) colocou como capa o título Chico Xavier e a alma do Brasil, e em sua reportagem até pôs uma linha do tempo sobre a vida do médium. A revista Isto É (Editora Três, edição 2103 - 03.Mar.2010) também publicou uma reportagem do mesmo assunto. Veja alguns links abaixo sobre a reportagem:

Ele ainda está presente Parte 1
Ele ainda está presente Parte 2
Chico Xavier Superstar Parte 1
Chico Xavier Superstar Parte 2
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...