SEJA BEM-VINDO AO MEU BLOG

SEJA BEM-VINDO AO MEU BLOG

"Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará."


Salmo 37:4-5.





terça-feira, 2 de novembro de 2010

Reportagem: Deus, uma biografia


Neste mês de novembro, a revista Superinteressante (Editora Abril / Edição 284 / novembro de 2010) publicou uma reportagem de capa intitulada "Deus, uma biografia" (foto). Nesta reportagem, a revista diz que, segundo pesquisadores, Deus não foi sempre visto como único e com o tempo Ele conquistou espaço no céu e na terra. Gostaria de fazer um comentário sobre algumas partes da reportagem, não sobre a forma como foi escrita, pois quem já leu a Super conhece o seu estilo de linguagem, mas gostaria de falar sobre o conteúdo. No meu ponto de vista, a revista conta uma história absurda dizendo que "Deus ganhou letra maiúscula na cultura ocidental" e que "Deus tornou-se único". A Bíblia diz claramente em Isaías 44:6: "Assim diz o Senhor, Rei de Israel, seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último, e além de mim não há Deus" (ARA). Segundo a reportagem, Deus "começou de baixo. Era só mais um deus entre vários outros de sua região". A reportagem também diz que os pesquisadores chegaram a uma descoberta reveladora: Javé era uma divindade que veio de Teiman ou Paran. De acordo com o Dicionário Bíblico Wycliffe (Charles F. Pfeiffer, Howard Vos e John Rea / CPAD / pgs 1457 e 1892), Temã era uma importante cidade em Edom e Parã era uma região desértica em algum lugar do extremo sul da Palestina, nas proximidades de Cades-Barnéia, e quando a Bíblia diz que "Deus vem de Temã, e do monte Parã vem o Santo" em Habacuque 3:3 lembra os atos de Deus naquela área durante a jornada para a terra prometida. Veja que não tem nada a ver com a origem de Deus. Outro absurdo na reportagem é a interpretação do Salmo 82. A revista diz que o salmo fala de uma reunião dos deuses, presidida por El, um deus cananeu, e que nesta reunião Javé aparentemente perde a paciência, querendo dizer que quem mandava ali era Ele. Na realidade, o salmo 82 escrito por Asafe fala acerca da repreensão dos juízes por causa da injustiça. De acordo com o Guia do Leitor da Bíblia (Lawrence O. Richards / CPAD / pg 368), o salmo 82 diz que Deus é o Juiz universal (v. 1) e clama aos juízes humanos para defenderem o direito dos desamparados (v. 2-5) e os juízes humanos injustos serão julgados por Deus (v. 6-7). Quando o salmo diz "deuses" se refere aos juízes, pois Deus partilhava Suas prerrogativas com eles. A reportagem também diz outro absurdo: que Deus se mistura com Baal. Na Bíblia existe uma passagem que mostra de uma forma bem clara a separação que há entre Deus e Baal, quando Elias em um desafio perante o povo após orar, vê o fogo do Senhor consumir o holocausto, enquanto os baalins, depois de terem invocado o nome de Baal, não obtiveram nenhuma resposta. E neste episódio fica comprovado que só o Senhor é Deus (1 Rs 18:20-40). Como conhecedor da Palavra e estudioso das Escrituras, a minha opinião é que boa parte do que a reportagem diz não tem sentido, pois creio eu que, tanto o que a Bíblia diz quanto a história, a arqueologia e a teologia comprovam, não combinam com o que foi publicado na revista.

Clique abaixo para ler a reportagem no site da revista Superinteressante:

Deus, uma biografia

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...