SEJA BEM-VINDO AO MEU BLOG

SEJA BEM-VINDO AO MEU BLOG

"Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará."


Salmo 37:4-5.





quinta-feira, 25 de março de 2010

Os problemas no ministério de um pregador 1


Neste mês de abril, estarei de volta no curso de teologia do IBADEP na AD de Santa Gertrudes-SP lecionando a próxima matéria: Homilética e Hermenêutica, dois assuntos de grande importância para obreiros que exercem o ministério da pregação da Palavra de Deus. Nos dias atuais, dentro de nossas igrejas tem sido rara a presença de hinos cristocêntricos e da pregação expositiva das Escrituras, e em seu lugar, devido o desprezo ao estudo da Bíblia, tem surgido a "autoajuda evangélica", ou seja, canções e preleções repletas de mensagens motivacionais, que mais valorizam o ser humano do que o Senhor Jesus. Devemos entender que a mensagem do evangelho e a mensagem da autoajuda são totalmente diferentes, pois, embora a mensagem do evangelho também nos motiva em certos pontos, ela fala acerca de renúncia, abandono do pecado, santificação, consagração, etc, algo que a autoajuda não explora, porque o centro de sua mensagem consiste em apenas motivar o ouvinte falando acerca de vitórias e conquistas, e o principal assunto da mensagem do evangelho é a salvação do homem, algo que não encaixa na mensagem da autoajuda. E devido muitos dentro de nossas igrejas não valorizarem o estudo bíblico, infelizmente a autoajuda tem crescido em nosso meio, pois ela deveria permanecer somente no meio secular através de escritores e palestrantes e não entre nós sufocando a mensagem do evangelho. Além da autoajuda, existe em nosso meio o problema dos erros de interpretação, onde obreiros tentam estabelecer doutrinas através de versículos bíblicos isolados, fora de contexto, sem entenderem que o tal versículo seja um provérbio, ou fazendo parte de uma parábola ou estando no contexto cultural da época em que foi escrito deve ser interpretado como ele verdadeiramente é e não segundo o querer do leitor. Da mesma maneira, o pregador também deve aprender a ter porte e postura diante de seus espectadores durante a preleção. Portanto, o pregador deve zelar pelo seu ministério, procurando levar ao povo a verdadeira mensagem do evangelho, consciente de que tudo o que Deus lhe confiou certamente pedirá conta (Ap 22:12).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...