SEJA BEM-VINDO AO MEU BLOG

SEJA BEM-VINDO AO MEU BLOG

"Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará."


Salmo 37:4-5.





quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Vocabulário Cristão: Palavras que o mundo não conhece 1




A partir de hoje, estaremos estudando sobre o vocabulário cristão, ou seja, palavras que devem fazer parte da nossa vida diária. A primeira palavra é humildade.

HUMILDADE

Ser humilde, para nós que somos cristãos, significa reconhecer que somos falhos e que precisamos de Deus e do próximo no nosso dia-a-dia (Jo 15:5). Somente quem nasceu de Deus consegue permanecer em humildade, pois o homem natural, por si só é egoísta. Ser humilde é reconhecermos que somos falhos e errantes (Rm 3:23, 1 Jo 1:8), e que se não fosse as misericórdias do Senhor, nós não estaríamos em Sua presença e já teríamos sido consumidos (Lm 3:22-23, Ef 2:4-7). A Bíblia nos garante que se formos humildes, chamaremos a atenção de Deus para nós, e Ele nos concederá a Sua graça (1 Pe 5:5). A pessoa que é humilde não procura glória para si (Is 42:8), nem procura fazer divisões, pois considera o seu próximo como alguém importante (Fp 2:3). Portanto, sejamos humildes diante de Deus e com o nosso próximo, para que venhamos estar na dependência de Deus.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Salvação e Doutrina

"Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes."

1 Timóteo 4:16 ARA

Conselho importante que o apóstolo Paulo passou para o jovem pastor Timóteo, que é muito necessário nos dias atuais.

1 Tem cuidado de ti mesmo, ou seja, cuidar da nossa salvação. Mas como? Primeiro: sermos santos (1 Pe 1:16). Santo significa "separado" do mundo e do pecado, ou seja, não permitir que as idéias contrárias à vontade de Deus e as práticas ilícitas deste século venham dominar nossas vidas, através dos pensamentos e atos. Pois, se permitirmos estas coisas nos atingirem, Deus não estará presente em nossas vidas (1 Jo 2:15-17,Tg 4:4). Nós devemos também crescer na graça e no conhecimento do Senhor Jesus (2 Pe 3:18), para termos maturidade espiritual, e isso adquirimos através de uma vida de oração, jejum, consagração e estudo sistemático da Palavra de Deus.

2 Cuidar da doutrina, ou seja, zelar pela ortodoxia bíblica, pela sã doutrina, pelo que a Bíblia diz (Tt 2:1). Toda igreja que não valoriza o ensino e a pregação expositiva da Palavra de Deus é alvo fácil de heresias e "maus costumes". Por isso que, infelizmente, muitos cristãos estão dentro das igrejas e não passam de "meninos e pessoas levadas ao redor por todo vento de doutrina" (Ef 4:14). Por isso devemos cuidar da doutrina, pois através do ensino, crescemos na sabedoria e na prudência, e através da pregação cristocêntrica recebemos fé (Rm 10:17). Se cuidarmos da nossa salvação e da doutrina, iremos trazer benefícios a nós e a igreja de Cristo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...